

(PCR)
RECICLADOS PÓS-CONSUMO
Para quase metade de todo o plástico produzido no mundo, a vida útil termina após apenas um único uso. Embalagens e soluções descartáveis tornam-se resíduos sólidos, o que também representa um desperdício de recursos valiosos. A reciclagem de resíduos plásticos é um componente central no contexto de uma economia global circular e sustentável. E essa parcela de recuperação desses materiais está aumentando continuamente.
Os materiais reciclados pós-consumo (PCR) são plásticos reprocessados de resíduos domésticos ou comerciais, a maioria dos quais foi usada para embalagens. O plástico reciclado pós-consumo é um derivado de um produto final que completou seu ciclo de vida como um item de consumo e, de outra forma, teria sido descartado como resíduo sólido. Os plásticos pós-consumo incluem os plásticos que foram coletados em programas de reciclagem residencial e comercial.
O mercado global de plásticos reciclados pós-consumo é um mercado em evidência, e tira proveito da tendência crescente em termos de logística reversa. Atividades como coleta, reciclagem doméstica, recuperação de plástico, exportação de resíduos de plástico e implementação de regulamentações legislativas têm sido testemunhadas no mercado de plásticos reciclados pós-consumo.
Essas ações têm contribuído significativamente para o crescimento da demanda por métodos e serviços voltados à gestão de resíduos plásticos. As rígidas leis relativas ao controle e eliminação de resíduos e a crescente consciência do impacto negativo da acumulação de resíduos de plástico, levaram ao envolvimento do setor público (como os municípios) e do setor privado na gestão dos resíduos de plástico.
Quando destinamos para reciclagem os plásticos que usamos em nosso dia a dia, estamos fazendo nossa parte para ajudar o meio ambiente, reduzindo o lixo e as emissões de gases de efeito estufa.